A unidade de aves da Seara Alimentos, pertencente ao grupo JBS, na cidade de Ipumirim (SC) foi interditada ontem pelo Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina. Em nota, o MPT-SC justifica que, durante inspeção, fiscais "encontraram graves irregularidades, sobretudo relacionadas à ausência de distanciamento seguro entre os trabalhadores na linha de produção e a inexistência de medidas de vigilância para controle da disseminação do vírus entre os trabalhadores".
Ainda conforme a nota, na unidade, 86 casos da Covid-19 foram confirmados, "o que representa quase 5% dos cerca de 1,5 mil empregados que trabalham no local". Em nota, a JBS disse que vai recorrer da decisão. Afirmou que seu "objetivo prioritário" é a saúde dos seus colaboradores e que adota um rígido protocolo de prevenção contra a doença.
Segundo o MPT-SC, um inquérito civil para apurar as irregularidades no frigorífico de Ipumirim está em andamento na Procuradoria do Trabalho no Município de Joaçaba (PTM). (E.C.)