Com os números de casos de coronavírus (Covid-19) aumentando a cada dia no Estado de São Paulo, a medida de bloqueio total, também conhecido como "lockdown", fica cada vez mais próxima do Alto Tietê. A possibilidade continua sendo estudada e prefeituras e o governo do Estado buscam diversas ações para não chegar em um isolamento mais radical.
Uma dessas medidas é a antecipação de feriados. A partir de amanhã a região passará por um feriado estendido, até segunda-feira, para promover a conscientização do isolamento. De acordo com o governador João Doria (PSDB), a ação seria uma das últimas para não aderir ao isolamento extremo "Se nós não tivermos solidariedade, os índices crescerem ainda mais e colocarmos em risco a vida das pessoas, seremos obrigados a adotar o 'lockdown'", disse.
Na semana passada, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), havia apontado que não achava necessário a determinação de um bloqueio total, mas iria seguir as medidas do Estado.
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), explicou que vem realizando uma série de ações de enfrentamento à Covid-19 e as decisões têm sido tomadas sempre em conjunto com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), e espera que não seja decretado o bloqueio radical. "A expectativa é que ocorra o aumento do isolamento social na cidade neste período de feriado prolongado". Mesma situação do prefeito de Poá, Gian Lopes (PL), que está tomado decisões em conjunto com os prefeitos do Condemat e seguindo as recomendações do governo do Estado.
Já em Itaquaquecetuba, o prefeito Mamoru Nakashima (sem partido), reforçou que a Prefeitura vêm orientando a população para manter o isolamento, fazendo com que os números de pacientes não tenham elevação, mas casos os número cresçam e não haja outra maneira para tentar controlar a propagação do vírus, o município seguirá todas as orientações do governo paulista. (N.T.)