A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, ampliou em duas horas o funcionamento das três unidades do ecoponto. Desde ontem, o atendimento passou a ser das 6h30 às 18h30, e não mais das 8 às 18 horas. O objetivo é aumentar a possibilidade de descarte de materiais recicláveis e, consequentemente, a coleta seletiva na cidade.
"Sempre enfatizamos a importância de os moradores procurarem os ecopontos para descartar corretamente os resíduos recicláveis. Por isso, tomamos essa iniciativa de ampliar o atendimento, para que mais pessoas façam o depósito correto de materiais e evitem descartá-los de forma inadequada em margem de córregos, em terrenos baldios, ruas ou praças, ocasionando uma série de problemas", afirmou o secretário municipal Daniel Teixeira de Lima.
Os ecopontos recebem grande volume de resíduos de construção civil e demolição (entulho), restos de madeira, poda de árvores, pneus, móveis velhos, colchões, pilhas, baterias, resíduos metálicos, óleo de cozinha usado, plásticos etc. As unidades atendem apenas os cidadãos, com limite de um metro cúbico por pessoa - as empresas são responsáveis pela destinação de seus resíduos. Em média, as três unidades recebem cerca de 400 toneladas de resíduos por mês.
As unidades do ecoponto na cidade ficam no Jardim Armênia (rua Júlio Perotti, 56), Parque Olímpico (avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, s/nº, esquina com a rua Archinides Carlos Muford) e Jundiapeba (rua Manoel Fernandes, 44, esquina com a avenida João de Souza Franco).