A antecipação do feriado de Corpus Christi para hoje, originalmente comemorado no dia 11 de junho, não vai alterar as celebrações religiosas pela Diocese de Mogi das Cruzes. A administração da entidade religiosa explicou que a mudança está direcionada apenas ao calendário civil, portanto, a solenidade de Corpus Christi continuará sendo celebrada na mesma data prevista no calendário litúrgico, dia 11 do próximo mês.
De acordo com o bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, a igreja continuará com as celebrações tradicionais. "A antecipação do feriado foi decretada pelas autoridades políticas como uma maneira emergencial para favorecer o distanciamento social. Apesar disto, as celebrações religiosas continuam sendo feitas no próprio dia de Corpus Christi", explicou o bispo.
Os prefeitos das cidades que compõem o Alto Tietê, ao decidirem pela antecipação do feriado, acompanharam também as regiões da Grande São Paulo, considerando a data como um ponto facultativo. Isso significa que os colaboradores de instituições privadas podem optar trabalhar normalmente nesta sexta-feira. O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, agradeceu aos prefeitos da região pela decisão conjunta.
O secretário se comprometeu também em reforçar a fiscalização nas cidades de Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel, pela quantidade significativa de turistas que buscam esses municípios em virtude das represas e chácaras. A tendência é que mais pessoas, que não cumprem devidamente a quarentena, procurem estes locais nos feriados.
*Texto supervisionado pelo editor.