O prefeito de Mogi das Cruzes Marcus Melo (PSDB) receberá nos próximos dias uma indicação aprovada na Câmara Municipal solicitando a redução das contas de água para comerciantes durante o período da pandemia do coronavírus..
O documento, aprovado por unanimidade na Casa, foi apresentado pelo vereador Marcos Furlan (DEM). Foi solicitada a realização de estudos para viabilizar a isenção de 50% nas contas de água do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) para os comerciantes.
Em seu tempo de fala, o parlamentar relembrou a atual situação financeira de boa parte dos comerciantes que, com seus empreendimentos fechados mediante decreto de quarentena do Estado de São Paulo e cumprido pela Prefeitura, não possuem arrecadação. "Sabemos das dificuldades que estamos passando. Estamos fechados, não podemos vender como gostaríamos, e por isso a importância desta indicação", justificou o parlamentar Furlan, proprietário de uma academia em Mogi das Cruzes.
O projeto que chegará ao prefeito Melo solicita desconto nas contas, entretanto, o chefe do Executivo já havia determinado no final de março a suspensão de cortes por inadimplência para os clientes do Semae, como medida para reduzir o impacto financeiro provocado nas famílias em razão da pandemia do coronavírus. São cerca de 140 mil ligações na cidade. Pelo mesmo período e exclusivamente para famílias de baixa renda, haverá suspensão da cobrança da tarifa de água e esgoto.