A Câmara dos Vereadores de Mogi das Cruzes discutiu ontem a medida do governador João Doria (PSDB), que não incluiu o município dentro das novas medidas de flexibilização das atividades econômicas durante a prorrogação da quarentena por mais 15 dias. Os parlamentares aproveitaram a sessão e aprovaram um requerimento verbal ao prefeito Marcus Melo (PSDB) sobre o tema. No plenário da Casa de Leis, a discussão veio à tona após o vereador Mauro Araújo (MDB) revelar que as novas regras de isolamento haviam acabado de ser anunciadas no Palácio dos Bandeirantes.
O parlamentar explicou que foi pego de surpresa durante o anúncio do governador, após ver que Mogi não estava enquadrado nas novas medidas. "Na minha opinião é inaceitável isso acontecer. Quero fazer um requerimento verbal ao prefeito para que emita um decreto e se coloque contrário ao governo do Estado", afirmou.
O vereador Diego Martins (MDB), o Diegão, também se manifestou, criticando as determinações de João Doria "O governador está pouco se lixando para Mogi das Cruzes. Precisamos de uma posição da Prefeitura ou que, no mínimo, comece a baixar as taxas, como a de água.".
A proposta foi aprovada, no entanto, os vereadores petistas Rodrigo Valverde e Iduigues Martins, mais os parlamentares José Antonio Cuco Pereira (PSDB) e Protássio Nogueira (PSD), não concordaram com o retorno da atividades comerciais. "De acordo com o secretário de Saúde, 8% da população está infectada. Se a gente flexibilizar, esses 8% aumentarão em um curto período de tempo", destacou Valverde.
Projetos
A Câmara também aprovou dois projetos que estão sendo tramitados pelas comissões, sendo uma delas de autoria do vereador Caio Cunha (Pode), que propõe um programa de parceria com os hotéis da cidade, para hospedar os profissionais da saúde, que estão na linha de frente ao combate ao coronavírus. Outro projeto de autoria do vereador Mauro Araújo e do parlamentar Edson Santos (PSD) é o de aumentar os testes rápidos para os profissionais da saúde e para a população, para identificação da Covid-19.
*Texto supervisionado pelo editor.