O Alto Tietê chegou ontem à significativa marca de cem mortes pelo coronavírus (Covid-19), 42 dias após anunciar a primeira vítima fatal da doença. O vírus levou à morte pessoas jovens e idosas em nove das dez cidades da região. Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Suzano registram as maiores quantidades de óbitos. Apenas Biritiba Mirim ainda não computou nenhuma vítima fatal da doença.
A marca de cem mortes foi atingida com os dados desta segunda-feira, quando seis pessoas morreram no Alto Tietê. As confirmações mais recentes vieram de Poá, Ferraz de Vasconcelos (três) e Arujá (duas).
Desde 24 de março, quando foi confirmado o primeiro óbito pela Covid-19, a doença atacou inicialmente pessoas idosas, até que semanas depois começou a fazer vítimas com idade próxima aos 35 anos. As primeiras cinco mortes na região - um homem e uma mulher de Suzano, de 81 e 72 anos; um homem e uma mulher de Mogi das Cruzes, de 69 e 77 anos; e outra mulher de Arujá, de 70 anos - foram de idosos com idade superior a atual média, o que indica que ao longo das últimas semanas o vírus fez vítimas cada vez mais jovens.
A vítima mais nova, até a data de ontem, é um mulher de 29 anos que faleceu no último dia 28 em Arujá. Do outro lado desta realidade, a Covid-19 também fez vítimas próximas aos 100 anos, como uma mulher de 95 e um homem de 94 anos, ambos em Ferraz de Vasconcelos - nos dias 17 e 15 do mês passado, respectivamente.
Com os dados mais recentes divulgados pelas secretárias municipais, Mogi das Cruzes voltou a ser o município que mais possui vítimas da Covid-19. Agora, a cidade soma 23 óbitos confirmados para a doença, dois a mais que Itaquaquecetuba, que segue com 21 mortes, mesmo número de vítimas de Suzano. Os dados dos três municípios juntos representam 65% das mortes de toda a região.
Confirmações
No inicio do mês passado, o Grupo Mogi News produziu uma reportagem comparando os casos confirmados da Covid-19 da região do Alto Tietê com o do município de Guarulhos, que possuem população equivalentes - 1,5 milhão de habitantes na região e 1,3 milhão de pessoas no município vizinho. Na oportunidade os dados eram próximos. A região apresentava 77 diagnósticos positivos da doença enquanto Guarulhos tinham 54 confirmações. Hoje o cenário é diferente. O Alto Tietê possuí 1.095 casos de coronavírus enquanto Guarulhos possuí 670 confirmações para a doença.