Para apoiar os comerciantes nas vendas do Dia das Mães, que neste ano será em plena quarentena e com lojas físicas fechadas, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) promove o aplicativo Vetrina, que permite otimizar a divulgação de produtos e serviços. A plataforma de vendas eletrônicas foi desenvolvida no Polo Digital e está disponível para uso gratuito.
Como o Dia das Mães é a segunda principal data comercial e há ainda muitas incertezas sobre a continuidade da quarentena, a expectativa é de que as comemorações se estendam ao longo do mês de maio, o que reforça a importância de novos canais de vendas pelas lojas.
Na plataforma Vetrina, por exemplo, o lojista pode montar uma vitrine do seu comércio, com identificação própria e exposição do catálogo de produtos, com fotos, descrição e preços. Depois, é só divulgar o link do aplicativo para seus clientes efetuarem as compras. A ferramenta tem toda sua operação pelo WhatsApp, da escolha dos produtos ao fechamento do pedido.
"As vendas eletrônicas ganharam força na quarentena e, neste momento, é a melhor alternativa para gerar negócios. O Vetrina tem um sistema fácil e acessível inclusive para quem não domina a tecnologia e para lojas que nunca venderam eletronicamente", ressaltou o presidente da entidade, Marco Zatsuga.
Disponibilizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, a apresentação do aplicativo Vetrina tem um passo-a-passo para o empreendedor apresentar a sua loja e também para que o consumidor possa efetuar suas compras pelo aplicativo. Por meio do site https://app.vetrina.com.br/store-vetrina é possível acessar todas as informações, assim como pelas redes sociais da ACMC (acmogidascruzes).
Expectativas
Segunda melhor data para o comércio, o Dia das Mães será diferente neste ano e o resultado nos negócios deverá ser tímido. Ainda assim, os empresários esperam uma melhora no volume de vendas no mês de maio em relação a abril, por conta do apelo que a data tem. Uma pesquisa recente realizada pel Behup/Globo aponta que 85% dos filhos pretendem presentear as mães. Para tanto, as vendas eletrônicas, com sistema delivery e entregas personalizadas, são as melhores alternativas para suprir a falta do presencial.
O consumidor, segundo a direção da ACMC, deverá optar principalmente por presentes de vestuário, calçados e perfumaria, com gasto médio entre R$ 100 e
R$ 200. Outro diferencial deste ano é que as comemorações não devem se concentrar só neste domingo, mas se estender ao longo do mês.