A entrega de kits compostos por alimentos da agricultura local para 5 mil famílias da cidade, iniciada ontem, além de beneficiar pessoas que passam por dificuldades em meio à crise gerada pelo coronavírus, soma-se a um conjunto de medidas da Prefeitura de Mogi das Cruzes para atender produtores rurais que também enfrentam prejuízos devido às restrições impostas pela quarentena.
"Numa única ação, atendemos dois públicos. É um projeto nascido a partir de nossa Quitanda Social, discutido no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e conduzido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável. Uma ideia que surgiu para valorizar o produtor e criar formas de escoar a produção", afirma o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo.
O recurso é de R$ 1 milhão e sua gestão ficará a cargo da Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Cooprojur) e pelos Agricultores do Quatinga, parceiros da iniciativa, que farão a compra dos gêneros alimentícios diretamente dos agricultores da cidade.
Outros incentivos
Entre as iniciativas da Prefeitura para atender produtores rurais que enfrentam dificuldades por conta da pandemia de Covid-19 está a plataforma Agrigu - Mogi é Agro. Por meio dela, feirantes, varejistas, atacadistas, produtores rurais e mercadistas comercializam seus produtos de forma online, pelo site www.agrigu.com.