Uma ação conjunta da Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Transportes de Mogi das Cruzes apreendeu, na tarde da segunda-feira passada, 40 carretéis de linha cortante e linha chilena na região do Parque Olímpico. O flagrante faz parte das ações da Prefeitura para evitar a ocorrência de aglomerações na cidade.
Durante a ação, um homem foi autuado pela utilização de linhas cortantes, o que é proibido por legislação municipal. Ele foi multado em 50 Unidades Fiscais do Município (UFM), o correspondente a R$ 8.989.
Esta foi a segunda vez durante os dias de feriado antecipado que os setores da Prefeitura realizaram intervenções para evitar aglomerações causados por reuniões de pessoas no Parque Olímpico. Na sexta-feira, a Guarda Municipal evitou a realização de um campeonato de pipas.
"A utilização de linhas com material cortante ou as chamadas linhas chilenas traz um risco grande de acidentes para a população e a fiscalização vem sendo feita. Além disso, estamos em um período de pandemia e de restrição social, em que não pode haver a aglomeração de pessoas", destacou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.
No último domingo, foi registrada outra grande apreensão de carretéis de linhas com cortantes, no distrito de Cezar de Souza. A ação, desenvolvida pela Guarda Municipal, aconteceu em um terreno conhecido como Morro da Vaca, próximo à escola estadual Vereador Alcides Celestino Filho.
No local, que tinha concentração de cerca de 300 pessoas, foram abandonados 17 carretéis de linhas com cerol e "linhas chilenas", além de diversas pipas.
A população pode auxiliar no trabalho de fiscalização sobre acúmulo de pessoas com denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.