A Prefeitura de Suzano está elaborando diversos conteúdos para atividades educacionais complementares para os mais de 25 mil alunos da rede municipal de ensino, que devem ficar prontos até o final deste mês. De acordo com a Secretaria de Educação, além das atividades digitais que serão disponibilizadas em um site, o Executivo deve atender também os alunos que não têm acesso aos meios eletrônicos, por meio de materiais impressos.
Nesta mesma linha, o governo do Estado divulgou ontem a distribuição de kits com material impresso contendo apostilas de matemática, língua portuguesa e outros tipos de livros, para todos os alunos da rede estadual. Os kits serão disponibilizados nas escolas e os alunos deverão retirá-los por meio de um revezamento, a partir do dia 27 de abril, que devem ser organizados pelas Diretorias de Ensino para que não haja aglomerações nas unidades.
Em outras quatro cidades da região, os alunos das redes municipais também estão de recesso devido ao isolamento social e por isso as prefeituras estão desenvolvendo novas atividades, para que os estudantes não parem de estudar enquanto estão em isolamento social.
Durante esta semana, a Prefeitura de Mogi das Cruzes irá realizar uma reunião para definir o envio de atividades educacionais impressas para os 47 mil alunos da rede municipal. A Secretaria de Educação de Mogi também já havia anunciado outros materiais de ensino como a ação "Para fazer em casa", que conta com diversas atividades para que o alunos realizem em casa durante o recesso escolar. O conteúdo está disponível no site da pasta, no endereço www.portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/.
Em Itaquaquecetuba, os pais ou os alunos da rede municipal podem acessar a plataforma da Pasta de Educação para consultarem as atividades disponíveis de diversas matérias e idades. O link das atividades é o www.semecti.com.br/educacao. Por enquanto, a Prefeitura não informou sobre possíveis apostilas.
Na área das atividade educacionais, Poá também está contando com uma Plataforma Educativa, www.educacaopoa.com/plataformaeducativa, onde os professores deixaram atividades para a continuidade do aprendizado dos estudantes. A plataforma pode ser acessada pelo celular, tablet, ou computador. Não há expectativa para realizar atividades impressa.
Ferraz de Vasconcelos, segundo a Prefeitura, ainda está sendo elaborando novos conteúdos digitais. Já os impressos, a Prefeitura ainda está estudando uma possível distribuição de conteúdo.
*Texto supervisionado pelo editor.