Suzano também recebeu destaque neste ano, pelos trabalhos realizados no desenvolvimento sustentável, no Programa Município Verde Azul, do governo do Estado. No ranking dos municípios, Suzano subiu 260 posições no ranking, um avanço de 512%.

O Programa Município Verde Azul, que verifica e apoia a gestão ambiental dos 645 municípios paulistas, auxilia as cidades na criação e na aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, em dez diretrizes diferentes: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão de águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

No ano passado, a cidade figurava na 448ª colocação, com um total de 7,9 pontos na gestão ambiental, o que a colocava na faixa “Ruim”. Com o novo resultado de 48,39 pontos, Suzano está no 188º lugar atualmente, sendo qualificado no programa como “Bom”, sendo uma categoria de municípios entre 40 e 59 pontos.

Na nova categoria, Suzano começou a integrar o rol de municípios que trabalham ativamente na gestão e na defesa do meio ambiente, ampliando a possibilidade de contar com mais recursos e opções em parceria com o Estado, como o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).