A Secretaria Municipal de Educação já entregou, até ontem, 4 mil livros didáticos para os alunos da rede municipal. A informação foi anunciada pela secretária da Pasta, Juliana Guedes, que comentou sobre o Dia da Educação e as ações do departamento em meio a pandemia do coronavírus (Covid-19).
A distribuição que começou na semana passada, está sendo realizada por meio de entregas feitas nas casas dos alunos. A meta da Prefeitura é entregar aos 25 mil estudantes do Ensino Fundamental, os novos materiais de estudos durante a pandemia.
Segundo Juliana, as entregas estão sendo realizadas preferencialmente nos bairros mais afastados, como o Jardim Layr, Botujuru, Conjunto Jefferson, Vila Brasileira, Vila Moraes e também em zonas rurais. "A entrega destes materiais foi a maneira mais democrática que pensamos, já que nem todo mundo possui recursos para acessar as atividades on-line, por isso nossa equipe vêm realizando as entregas na melhor forma possível", disse.
Para garantir o ensino a todos os alunos da rede municipal, Juliana destacou que o ritmo de entrega deve aumentar nos próximos dias, para que não aconteça nenhum tipo de atraso ou outros problemas. "Na semana passada tivemos um feriado e nessa vamos ter outro, isso acaba prejudicando um pouco, mas depois disso vamos começar a acelerar o ritmo para que todos tenham acesso".
A Pasta também contará a partir de hoje com uma página no Facebook para atender os pais e alunos do município, com o roteiro das novas atividades entregues, videoaula, lives e outras atividades aos estudantes. Para pessoas que não possuem acesso à internet, a Prefeitura também irá enviar instruções de como utilizar as atividades impressas, por correio.
Ontem, no Dia Internacional da Educação, Juliana destacou os trabalhos que a Pasta está realizando para continuar desenvolvendo atividades durante a pandemia. "É tudo muito novo o que estamos fazendo, por isso está sendo um grande desafio para todo mundo, mas com certeza é o momento de sermos inovadores e diversificados para auxiliarmos os alunos", disse.
A Prefeitura também está planejando realizar diversas distribuições de merenda escolar às famílias dos estudantes de baixa renda, de acordo com o decreto federal. A ação usará verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para distribuir os alimentos em casa aos alunos.
Suzano
A Prefeitura de Suzano também irá começar a distribuir atividades impressas para os mais de 25 mil alunos da rede municipal. Segundo o Executivo suzanense, os alunos começarão a receber as atividades educacionais impressas no dia 11 de maio, sendo priorizado as famílias sem acesso à internet. Já para os alunos que possui internet, atividades on-line também serão disponibilizadas em uma plataforma eletrônica desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação.
*Texto supervisionado pelo editor.