Os vereadores de Itaquaquecetuba realizaram ontem a segunda sessão virtual. Durante o encontro por videoconferência, o presidente da Casa de Leis, vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, propôs a criação de lei para obrigar todas as pessoas de Itaquá a usarem a máscara de proteção enquanto esse período de pandemia do coronavírus (Covid-19) vigorar.
De acordo com ele, a medida já tem sido discutida em cidades da região, como Mogi das Cruzes. "Pesquisas apontam que o uso da máscara diminui bastante os riscos de pegar o Covid-19. O índice de transmissão cai muito. É nosso papel criarmos leis que beneficiem a população", disse Edson. A ideia foi bem aceita por todos os vereadores e um projeto de lei deve ser protocolado nos próximos dias para que entre em votação o mais rápido possível.
Apesar de a ideia ser discutida em Itaquá e Mogi, outras cidades da região não se empolgaram com o tema. Em Poá, por exemplo, a Câmara explicou que ainda não existe nenhum projeto que pretende tornar obrigatória a utilização das máscaras com as aplicações de multa. "O posicionamento preza a saúde e a conscientização do poaense, e não a represália ou multa".
Com opinião semelhante, o Legislativo de Ferraz de Vasconcelos disse que a possibilidade da implantação da obrigatoriedade do uso das máscaras não é um tema posto em pauta. Já em Suzano, a Prefeitura disse que o uso do material de prevenção é obrigatório apenas em comércios, empresas e em transportes públicos. A Câmara não se posicionou até o final desta edição.
*Texto supervisionado pelo editor