Os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) participaram de uma videoconferência na tarde de ontem para discutir as ações necessárias para o cumprimento do novo decreto do governo do Estado que prorroga a quarentena nas cidades paulistas por mais 15 dias. "Há uma grande pressão de alguns setores para liberação das atividades, mas os números não param de subir e estamos diante de uma responsabilidade maior, que é conter o avanço do coronavírus na nossa região. Diante disso, há o entendimento em cumprir integralmente as novas determinações do governador", ressaltou o presidente do Condemat, o prefeito de Guararema Adriano Leite (PL).
A partir da determinação de ontem do governador João Doria (PSDB), para uso de força policial se necessário, os prefeitos vão intensificar a fiscalização para o cumprimento da quarentena. Isso inclui, em alguns locais, até mesmo a aplicação de multas em bancos e outros estabelecimentos onde há aglomeração de pessoas.
"É muito importante esse alinhamento regional e seguiremos conversando para definir as condutas diante de cada nova situação. Através das Câmaras Técnicas, o Consórcio também acompanha outros desdobramentos, como os investimentos emergenciais para ampliar a capacidade de atendimento nos municípios", concluiu o presidente do Condemat.