No trabalho da violência contra a mulher, Suzano vem empenhando um trabalho modelo pela região, isso porque o município foi o primeiro da região a contar com a Patrulha Maria da Penha, um trabalho da Guarda Municipal, criada em 2014, para proteger as mulheres e crianças da região.
O trabalho vêm causando um impacto social de esmero no meio do povo, segundo informações da prefeitura, foram quase 2 mil vítimas atendidas até o momento, mostrando a importância do trabalho de prevenção contra os crimes contra a mulher e a criança.
Desde a criação da Patrulha Maria da Penha em Suzano, além das 39 detenções motivadas por desobediência, mais de 48 mil rondas em domicílio e locais frequentados foram cumpridas como forma de prevenção por parte dos agentes de segurança pública municipal e nenhum óbito de vítimas com medidas protetivas foi registrado em Suzano.
A importância de um trabalho deste, é mostrado quando as estatísticas criminais do governo do Estado, apontam que em 2018 e 2019, foram cercas de 100 crimes de estupros no município. Os dados também apontam que entre o mesmo período, houve uma redução dos casos de roubos e homicídios, sendo a maior redução o roubo, cerca de 300 casos a menos.
A Delegacia de Defesa da Mulher também não está muito atrás, com números surpreendentes bens. De acordo com a Secretária de Segurança Pública do Estado (SSP), a delegacia instaurou 1.078 inquéritos policiais no ano passado e efetuou 62 prisões, sendo por flagrantes e mandado.
Para este ano a Prefeitura de Suzano, está projetando implantar a atividade delegada no município, que vai permitir que os policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folgas, em qualquer tipo de segurança da cidade, podendo ficar nos prédios da prefeitura, locais públicos entre outros.
Segundo o Executivo, o convênio ainda será firmado com a pasta Estadual e terá respaldo para que os PMs possam trabalhar, no máximo, 12 dias por mês e a carga horária não pode passar de oito horas diárias. Tendo duração de três anos e podendo ser prorrogado por mais cinco.
*Texto supervisionado pelo editor.