A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apresentou ontem uma cartilha com recomendações e cuidados para a reabertura segura da categoria quando permitido. Intitulada "Como Retomar as Atividades", o documento traz orientações para funcionários e clientes, além de adequações das instalações físicas.
Ao todo são 26 itens que variam da redução da capacidade de público, de modo que seja possível separação mínima de um metro entre cadeiras e de dois metros entre mesas, até o afastamento imediato de funcionários em caso de suspeita ou confirmação para a Covid-19.
Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, num momento em que alguns municípios e Estados já começam a retomar as atividades e outros se programam para fazê-lo nos próximos dias, a categoria precisa estar munida de informações confiáveis sobre quais procedimentos seguir. Segundo o dirigente, um dos fatores essenciais ao longo do processo de reabertura é a confiança da equipe e dos clientes de que o estabelecimento está preparado e seguindo as orientações de higiene e saúde. "Por isso, preparamos essa cartilha, para auxiliar e proteger nesse momento, para que possamos, com segurança e responsabilidade, voltar gradualmente às atividades", resumiu Solmucci.
O governador João Doria (PSDB) afirmou que para realizar o relaxamento da quarentena, a taxa mínima de isolamento da população deve permanecer em, pelo menos, 50%, número acima dos 48% registrados na capital e na Região Metropolitana na última sexta-feira. (F.A.)