A Prefeitura de Suzano recebeu ontem uma nova recomendação expedida pelo Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo. Trata-se do pedido de suspensão das atividades comerciais na cidade, a fim de prevenir a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). A medida tem apoio da Associação Comercial e Empresarial (ACE) do município e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) da região.
Entre as recomendações está a suspensão de todas as atividades e serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, clubes, shopping centers, cinemas, teatros, restaurantes, lojas de conveniência de postos de gasolina, call center e comércio em geral. Também é sugerida a suspensão das atividades e serviços públicos não essenciais que não puderem ser realizados por meio digital ou mediante trabalho remoto.
O documento pontua a proibição da entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro e a suspensão de todo e qualquer evento realizado em local fechado, independentemente da sua característica, condições ambientais, tipo do público, duração e modalidade, inclusive de natureza religiosa e educacional, e dos eventos realizados em local aberto que tenham aglomeração prevista com mais de 15 pessoas.
Contudo, farmácias e drogarias, açougues e casas de carnes, mercados e supermercados, pet shops, padarias (sem consumo em balcão), quitandas, lojas de produtos de limpeza e descartáveis e postos de combustíveis poderão continuar a exercer suas funções.
Apoio
Em respeito aos comerciantes e empresários de Suzano, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) se reuniu com os presidentes da ACE, Fernando Fernandes, e do Sincomércio, Valterli Martinez, com o objetivo de apresentar as medidas e estudar a melhor forma de colocá-las em prática.
No encontro, o chefe do Executivo suzanense destacou que as medidas buscam minimizar os impactos do novo coronavírus na cidade. "Estamos trabalhando para minimizar os impactos. Queremos resguardar as famílias suzanenses. A recomendação veio do Ministério Público e apresentamos à ACE e ao Sincomércio para que entendam as medidas. Ambos apoiaram e concordaram com os próximos passos que vamos adotar", declarou.
Representando os órgãos de classe, Fernandes declarou o bom alinhamento da administração municipal com a ACE e o Sincomércio. "Durante o encontro, conseguimos debater as principais medidas a serem colocadas em prática. Precisamos todos nos unir e entender a importância das recomendações para que possamos evitar ao máximo a proliferação do Covid-19", finalizou.