O Comitê de Enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) realizou na manhã de ontem, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, uma reunião com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) para definir as medidas do fluxo de atendimento na rede de atenção básica. Entre as novidades está a colocação de profissionais na entrada dos postos para triagem.
A ideia, segundo o titular da Saúde e presidente do comitê, o médico Luís Cláudio Rocha Guillaumon, é de que todos os cidadãos permaneçam seguindo as recomendações apresentadas pela prefeitura, que são: pessoas com sintomas leves, como tosse e febre, devem aguardar 48 horas em suas residências; caso persistirem, o indivíduo deve procurar a unidade básica mais próxima. Nos casos graves, principalmente com dificuldade de respirar, ir até o Pronto-Socorro (PS) Municipal localizado na rua Kaneji Kodama, 1.459, no bairro Vila Figueira.
Desde ontem todos os postos de saúde estão com profissionais na entrada, com os devidos aparatos - máscaras, álcool em gel e termômetros - para triagem imediata dos pacientes que chegarem com os sintomas do coronavírus. "Esse procedimento foi adotado em todos os nossos 23 postos e também no Pronto Atendimento de Palmeiras", afirmou Guillaumon.
Ao constatar os sintomas, o servidor vai encaminhar o paciente a uma área isolada da unidade para atendimento. No próprio local, a Vigilância Epidemiológica vai realizar coleta para análise do material, com o objetivo de confirmar ou não o possível caso de Covid-19. Ainda no espaço, o médico deverá avaliar o estado de saúde do paciente para que seja enviado ao PS ou para isolamento social, com tratamento médico e supervisão da própria secretaria.
Além disso, a Pasta deverá adquirir mais 40 termômetros digitais em pistola para facilitar o atendimento. "Todas as medidas de procedimento estão sendo adotadas e avaliadas pelo nosso comitê. Vale destacar, inclusive, que na situação de uma possível confirmação, o paciente passa a ser assistido pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde, o Cross, do governo do Estado de São Paulo, que deverá indicar o hospital em que o destinaremos", detalhou o secretário.
Segundo o chefe do Executivo suzanense, as reuniões para tratar das medidas e dos procedimentos de atendimento na cidade estão sendo realizadas diariamente. "A prefeitura está se esforçando ao máximo para minimizar os impactos da proliferação do coronavírus. Pedimos que todos permaneçam em suas casas e sigam as recomendações médicas. É importante cada um fazer a sua parte neste momento", concluiu Ashiuchi.