O governo do Estado de São Paulo anunciou na tarde de ontem a retomada das obras do Trecho-Norte do Rodoanel Mario Covas (SP-21) que passa por Arujá. Além disso, o Estado também divulgou a nova data de entrega do anel viário, que ficará para 2022. Os trabalhos voltarão a ser executados apenas no final deste ano.
O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado de Logística e Transportes durante audiência pública realizada na tarde de ontem, em São Paulo, com a presença de 295 pessoas. A reunião ocorreu com o objetivo de divulgar como será o novo edital de retomada das obras, que será publicado no próximo dia 31.
Com a nova data, o atraso total da obra será de oito anos, passando por três gestões estaduais. Isso porque as obras iniciadas em 2013 deveriam se estender até 2016, prazo inicialmente estabelecido. Em dezembro de 2018 ocorreu a última prorrogação do prazo de entrega, quando o Estado informou que as obras ficariam prontas no ano passado, fato que também não ocorreu.
Entre os problemas que levaram à paralisação dos trabalhos estão uma série de irregularidades nos pagamentos pela empresa responsável pelas obras. Além disso, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em estudo realizado em 2019, pilares foram mal executados e deveriam ser condenados.
Tais atrasos resultaram no aumento de 53,8% no custo total da obra. Anunciada por R$ 6,5 bilhões, com o novo projeto, as obras do Rodoanel custarão
R$ 10 bilhões aos cofres públicos.
Isso porque mesmo com as obras paradas e com a suspensão dos contratos devido a possíveis superfaturamentos, o governo do Estado continua gastando para manter os canteiros de obras. Entre 2018 e 2019, mais R$ 19 milhões foram gastos na manutenção e a vigilância patrimonial dos canteiros.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foi contratado pelo Estado em junho de 2019 para a realização de um estudo sobre as obras do Rodoanel. Os apontamentos do laudo, que já foi entregue à Secretaria de Estado de Logística e Transportes, serão anexados em sua totalidade no novo edital de licitação da obra. De acordo com o Estado, esta medida garantirá que os trabalhos necessários sejam feitos para que o Rodoanel seja entregue com toda a segurança aos usuários.
Trânsito
O Rodoanel Mario Covas foi projetado para tornar o trânsito da cidade de São Paulo mais ágil, eliminar o tráfego pesado de cargas de passagem e deixar o município mais livre para os transportes coletivo e individual.