Desde o início da semana, o Posto de Saúde de Quatinga passou a contar com uma equipe completa da Estratégia Saúde da Família (ESF) e funciona como unidade mista, mantendo também os atendimentos já existentes de pediatria e ginecologia. A mudança permitirá um acréscimo no número de consultas ofertadas no local e a qualificação da assistência prestada à comunidade.
Cada equipe de ESF é composta por um médico da família, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde. Os agentes comunitários são responsáveis pelo cadastramento das famílias residentes na área de abrangência e pela busca ativa de pacientes que precisam de consulta, exame ou acompanhamento médico.
"Essa mudança atende a uma portaria do Ministério da Saúde, que altera o sistema de financiamento para a Atenção Básica, passando a considerar o número de famílias cadastradas em cada unidade de saúde", explicou a secretária interina de Saúde, Rosângela Cunha.
Ao longo do ano, Mogi irá ampliar em 33% o número de equipes da ESF e do Programa de Agentes Comunitários, passando de 15 para 20. O objetivo é expandir e qualificar o atendimento à população que reside na zona rural. Além de Quatinga, os postos de Biritiba Ussú e Taiaçupeba ganharão equipes para complementar o trabalho já realizado em cada equipamento.