O Passos da Paixão, espetáculo teatral que apresenta a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, será realizado no Teatro Municipal de Poá. Esta é a expectativa da Associação Cultural Opereta e da Cia. Teatro Roda Mundo, responsáveis pela organização da peça realizada há 21 anos na cidade. Apesar de ainda não haver a confirmação oficial da prefeitura pela liberação do espaço público, a produção e o elenco já trabalham na preparação da nova edição que será realizada nos dias 9 e 10 de abril, às 20 horas.
A decisão de realizar o Passos neste ano ocorreu entre a diretoria da associação, a direção do espetáculo e os participantes de anos anteriores e foi divulgada de forma oficial na segunda-feira passada por meio de nota e de um vídeo divulgado nas redes sociais oficiais da Opereta. Nele, o presidente da instituição, Anderson Borges, explicou que a escolha de realizar no Teatro Municipal se deu por "razões técnicas". "Cabe salientar que o referido espaço cultural é público: é meu, é seu, é nosso, é da população poaense.
Nos últimos anos, a Câmara aprovava emendas ao orçamento municipal para subvenção do Passos da Paixão, que eram destinadas ao pagamento de despesas de profissionais, bem como palco, iluminação, som, cenários, divulgação, entre outros. No entanto, no final de 2019, quando a peça orçamentária para o ano seguinte foi votada não houve previsão deste tipo de recurso por parte da prefeitura, que alegou "dificuldades financeiras".
Diante deste cenário, a associação chegou a cogitar que o espetáculo, que integra o calendário turístico do Estado não ocorresse, fato que seria inédito. "A organização da peça atendeu ao pedido dos participantes e decidiu pela realização do espetáculo... e justifica-se, principalmente, pelo processo de criação colaborativa, que é realizado por jovens, adultos e idosos que tiveram e têm suas vidas transformadas pela arte e que resistem em fazer cultura, assim como vários outros coletivos da região", declarou Anderson.