Os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) participaram de uma videoconferência na tarde de ontem para discutir as medidas preventivas ao coronavírus (Covid-19). Agora, já são cinco cidades - Suzano, Mogi das Cruzes, Arujá e Ferraz de Vasconcelos, além de Guarulhos - que têm casos confirmados da doença e a preocupação é o cenário de aumento de pacientes projetado pelas autoridades de saúde que compõe a região.
Diante disso, os prefeitos decidiram pelo imediato fechamento de todos os parques públicos e pela restrição no acesso de pessoas nas prefeituras. A orientação é manter o atendimento presencial apenas nos casos excepcionais e incentivar o uso dos serviços on-line. Algumas administrações também optaram por reduzir o horário de funcionamento.
Com relação ao transporte municipal, o Conselho de Prefeitos do Condemat considerou importante manter a circulação dos ônibus, mas com redução gradativa na oferta de viagens e horários, como decidido no início da semana.
Quanto ao comércio, a posição da maioria dos prefeitos é pela recomendação de suspender as atividades, mantendo o funcionamento apenas dos segmentos essenciais como farmácias, supermercados e postos de combustíveis. Nos restaurantes, vale a orientação para os serviços de entrega.
"Neste momento, caberá a cada cidade decidir, em conjunto com os representantes dos setores produtivos, o melhor a ser feito. O importante é o convencimento de todos sobre a situação atual e a necessidade de permanência do maior número de pessoas possíveis dentro das suas casas", ressaltou o presidente do Condemat e prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB).