A Operação Cata-Treco de Suzano conta, desde anteontem, com um segundo caminhão para a execução dos trabalhos. O serviço teve início no Jardim Revista, onde permanecerá de cinco a sete dias, de acordo com a demanda encontrada no bairro. A princípio, o novo veículo ficará disponível para a região norte.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o reforço ocorre porque a adesão tem sido grande pela população e a ideia é intensificar cada vez mais a limpeza em todas as localidades do município.
Paralelamente, o outro caminhão já pertencente ao projeto estará hoje no Jardim Vitória. Em seguida, a partir desta segunda-feira, o veículo atenderá os Jardins Santa Lúcia, Colorado e Novo Colorado, nesta ordem. A Operação Cata-Treco deve permanecer lá por pelo menos oito dias.
Até o momento, já foram coletadas em torno de 380 toneladas de materiais inservíveis em mais de dez pontos da cidade, sendo 45 somente na região da Casa Branca. É importante lembrar que os bairros são definidos de acordo com a demanda.
A equipe passa com o veículo recolhendo móveis, eletrodomésticos, madeira e outros objetos em desuso, exceto restos de construção civil (entulho). Basta que o morador deixe os itens que deseja descartar em frente a sua residência, na calçada.
Os bairros já contemplados até o momento são Jardim Imperador, Cidade Cruzeiro do Sul, Jardim Márcia, Jardim Suzanópolis, Jardim Monte Cristo, Parque Maria Helena, Vila Maluf, Vila Maria de Maggi, Vila Amorim, Jardim Casa Branca, Jardim Caxangá, Vila Barros e Jardim Saúde.
O trabalho da Secretaria de Meio Ambiente deve abranger a cidade toda, conforme cronograma, que pode ser acompanhado na página oficial da Prefeitura de Suzano (http://bit.ly/Cata-TrecoSuzano). Após a coleta, o conteúdo é destinado ao Ecoponto do Parque Maria Helena para o trabalho de seleção e reciclagem.