Além da atividade específica que a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem promovendo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, como ciclo de palestras e rodas de conversa na Escola de Gestão e Governo e no Theatro Vasques, o município conta com investimentos certeiros para atender especificamente o público feminino. Entre os destaques está a Maternidade Municipal, um investimento de R$ 35,1 milhões numa unidade que terá capacidade para realizar até 500 partos por mês, dobrando a capacidade atual do município na rede pública - a Maternidade da Santa Casa realiza 450 partos por mês, sendo 350 partos de mogianas. A previsão de entrega da Maternidade Municipal, em Braz Cubas, é 2022.
"As obras dependem de diversas questões, como recursos financeiros estaduais e federais. Por isso, é necessário aguardar o tempo para a arrecadação. Mas, se conseguirmos adiantar as obras, as mães serão muito beneficiadas", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Dentre os equipamentos que já funcionam em Mogi, um dos destaques é o Pró-Mulher, que presta atendimento médico e de enfermagem nas áreas de ginecologia e obstetrícia, pré-natal, exames de ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, Papanicolau, planejamento familiar. Realiza uma média de 3 mil atendimentos por mês.
Já o serviço Alô Mãe Mogiana monitora gestantes de baixo e alto risco. Todas são automaticamente cadastradas a partir da confirmação da gravidez pela unidade de saúde onde realizam o pré-natal.
Em 2010, a Prefeitura passou a oferecer exames de média complexidade, entre eles a mamografia, até então ofertado apenas pelo governo do Estado. Atualmente, são quatro aparelhos de mamografia na cidade, além dos mutirões realizados pela Carreta Mulheres de Peito.
O Comitê Municipal de Combate às Violências Domésticas investiga e propõem ações para casos de violência praticados contra crianças, mulheres e idosos. E o Conselho Municipal da Mulher promove debates e ações voltadas para valorização e defesa dos direitos da mulher, propondo novas políticas públicas.
Uma parceria entre Prefeitura, Ministério Público, Delegacia da Mulher e Poder Judiciário implantou, em abril de 2018, a Patrulha Maria da Penha, que atua no apoio às mulheres vítimas de violência e na garantia da execução de medidas protetivas determinadas pela Justiça. "Os números de segurança pública são bastante positivos para e mostram que a cidade está no caminho certo, com investimentos para tornar o nosso município um lugar mais seguro para nossas famílias e amigos e melhor para se viver", comentou o prefeito Marcus Melo.
Fundo Social
Por fim, campanhas como a Outubro Rosa, parceria entre o Fundo Social e a Secretaria Municipal de Saúde, divulga e facilita o acesso das mulheres ao exame de mamografia para prevenção ao câncer de mama. "Nosso objetivo é levar a mensagem da prevenção a todos e lembrar que a prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, a prefeitura se une hoje e se engaja nessa campanha", destacou a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, a primeira-dama, Karin Melo.