Suzano e Arujá confirmaram ontem os primeiros casos de coronavírus (Covid-19). Cada um dos municípios registrou um caso da doença. Com essa atualização, são cinco casos no Alto Tietê, somando os dois casos de Ferraz de Vasconcelos e mais um de Mogi das Cruzes. Há ainda um mogiano internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da capital, entretanto, esse paciente ainda não entrou nos dados oficiais do município.
Segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Arujá, o paciente infectado com o coronavírus tem 35 anos e deu entrada em um hospital particular em São Paulo, na semana passada. O morador está em isolamento domiciliar desde o último dia 14, e informou que não teria tido nenhum contato com pessoas da cidade. O morador seguirá em isolamento, sendo monitorado pela Vigilância em Saúde do município.
De acordo com o prefeito José Luiz Monteiro (MDB), todos os protocolos do Ministério da Saúde continuam sendo seguidos. "Precisamos continuar adotando os cuidados preventivos na cidade. Não é hora para pânico, peço que todos sigam as recomendações com afinco e acompanhem as informações nos canais oficiais da Prefeitura", afirma.
Já o caso de Suzano, a prefeitura informou que a moradora, 25, trabalha em um hospital particular na cidade de São Paulo. Inclusive, ela chegou a ficar internada em uma unidade do hospital da própria rede, mas evoluiu bem e já teve alta. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ela passa bem, mas continua em isolamento social na residência. Agora, a Vigilância Epidemiológica adota todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde, com o monitoramento da paciente e seus parentes. Há, em análise, 256 casos suspeitos em toda a região.
Anteontem, a Prefeitura de Mogi das Cruzes havia divulgado o caso de uma mulher, 43, notificada no sábado passado, quando ela procurou o Pronto Atendimento de uma unidade particular. A paciente é esposa de um homem que, de acordo com informações preliminares, está internado em UTI de hospital particular em São Paulo, com confirmação para Covid-19, mas que ainda não foi feita a devida notificação para o município de Mogi.
A esposa ficou internada, mas já está em casa. Já o filho que mora com o casal, testou negativo, mas está em isolamento domiciliar.
Os outros dois casos confirmados estão em Ferraz de Vasconcelos, a primeira paciente é uma mulher, 33, que continua internada em um hospital de São Paulo em estado estável. O segundo caso foi um homem, 37, que esteve em contato com a primeira mulher confirmada. O paciente está em isolamento domiciliar, em estado estável.
*Texto supervisionado pelo editor.