Uma trecho do córrego Águas de Gregório, localizado na avenida Henrique Peres, no bairro Vila Bernadotti, já vem causando incômodo aos moradores próximos à área há muitos anos. De acordo com as denúncias recebidas pela reportagem, em um determinado trecho de aproximadamente 300 metros, onde o rio não possui o mesmo sistema de drenagem de outros pontos, é onde estão os mais graves problemas.
O aposentado Antônio Carvalho de Faria, de 63 anos, contou que o problema existe há cerca de 20 anos, desde que o curso do rio foi construído. Diversas reclamações também já foram feitas à prefeitura, mas, segundo alguns moradores, nada ainda foi solucionado, apenas pequenos reparos que não combatem o problema.
"Eu sempre caminho naquela rua onde fica localizado o rio e enfrento o mesmo problema há muito tempo. O mau cheiro atrapalha tanto quem vai fazer exercícios físicos, quanto quem mora no entorno, além de tornar a nossa área bem desvalorizada. O acúmulo de lixo também é recorrente e a prefeitura só poda o mato quando ele está muito alto", reclamou o aposentado.
Compromisso
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que o córrego é canalizado, porém, existe um trecho mais antigo em que o trabalho foi feito com gabião (tipo de estrutura armada, flexível e drenante). Neste ponto, pelas características do material utilizado, a aderência de sedimentos acontece com maior frequência.
Por este motivo, as equipes mantêm um cronograma constante de manutenções nesse local para fazer a retirada do material acumulado. Sempre que possível, é montada uma frente reforçada de trabalho, com apoio de maquinário específico para fazer uma limpeza ainda mais completa no local. Diante da demanda, a prefeitura se comprometeu a enviar uma equipe de manutenção e limpeza para minimizar os problemas causados aos moradores.
*Texto supervisionado pelo editor.