A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos flagrou no sábado passado, um indivíduo na rua Duílio Dainezi, no Jardim São João, realizando o descarte irregular de resíduos. O homem foi multado e o carro apreendido ao pátio municipal.
De acordo com a corporação, os guardas se depararam com a situação durante patrulhamento preventivo, que é realizado de forma contínua no local, pois trata-se de região de vício de descarte irregular. O infrator despejava restos de construção civil e madeiras quando foi abordado pelos GCMs.
O indivíduo foi multado em 20 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a pouco mais de R$ 2 mil. Vale salientar que o descarte irregular de lixo, dependendo do impacto causado, por ser considerado crime ambiental, resultando em multa administrativa, mas também em sanção penal.
De acordo com o comandante da GCM, Cléverson Ramos, atuações frente à estas práticas têm dado mais resultados, visto que a população tem denunciado mais. "Apesar do trabalho intenso da corporação no mapeamento e monitorando de áreas viciadas em descarte irregular, é comum este tipo de ocorrência. Mas hoje, os moradores nos dão um suporte importe, denunciando, mandando fotos, vídeos, localizações, dentre outros dados que nos ajudam efetivamente no combate desta prática", afirmou Ramos.
Para denúncias, a GCM atende pelo 153 ou pelo 4679-4334.
Tabacaria fechada
Cumprindo as medidas definidas pela prefeitura e seguindo orientações federais e estaduais de Saúde e Segurança, a GCM de Ferraz interditou anteontem, uma tabacaria da cidade que divulgou a realização de um evento, que ocorreria de forma irregular, descumprindo ações de prevenção contra o coronavírus. O local marcado para aglomeração, no bairro Nossa Senhora do Caminho, foi monitorado pela corporação e o evento não ocorreu.