Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promoverá um dia com vários serviços gratuitos. O evento ocorrerá na Praça dos Trabalhadores, no centro da cidade, a partir das 11 horas de amanhã
O foco é promover a saúde feminina e a conscientização sobre o autocuidado, de acordo com a Pasta. Na oportunidade serão oferecidos testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). A equipe da saúde bucal realizará orientações, bem como a distribuição de kits de higiene bucal, assim como nutricionistas da rede, que abordarão as mulheres para falar sobre alimentação saudável e antropometria, que tem por foco a medida e dimensões do corpo.
O Programa Municipal de Enfrentamento à Violência e Promoção da Cultura de Paz também estará atuando no evento com orientações sobre como proceder caso esta mulher seja vítima de violência doméstica, seja ela psicológica, física, moral, etc. A Saúde Mental também estará presente, conscientizando sobre prevenção ao tabagismo e o tratamento contra este vício, inclusive oferecido na cidade. Para finalizar, quem passar pelo local também poderá participar de uma atividade de ginástica laboral.
De acordo com o secretário Aloísio Lopes Priuli, a data não poderia passar em branco, e para comemorar, promover saúde é uma boa estratégia. "Todos os anos procuramos realizar ações para comemorar este dia tão importante, e fazer isso por meio da saúde é uma forma de estimular o cuidado e a prevenção. Esperamos a adesão das ferrazenses e o sucesso de mais uma iniciativa da nossa pasta", afirmou.
O prefeito José Carlos Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta, aproveitou o Dia Internacional da Mulher para divulgar outros serviços direcionados a este público que são oferecidos pela administração municipal. "Os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) disponibilizam o suporte completo para a mulher, principalmente no que diz respeito à violência de gênero, bem como a nossa Coordenadoria da Mulher. Em Ferraz, pelo menos 80% das atividades do Fundo Social de Solidariedade são aproveitadas por mulheres, além do Balcão do Emprego, que frequentemente divulga vagas específicas paras as ferrazenses. Temos muitos outros serviços, na Saúde, Esporte e outras pastas, onde a mulher é prioridade. Elas não estão sozinhas", finalizou o chefe do Executivo ferrazense.