A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano determinou ontem que haverá mudanças em relação à realização de feiras especiais a partir da próxima semana. A medida tem como base o decreto municipal 9.432/2020, publicado no início desta semana, e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o controle da disseminação do novo coronavírus (Covid-19),
Devido à pandemia mundial, a pasta decidiu pela suspensão de todas as feiras noturnas e também das feiras gastronômica e de artesanato realizadas no Parque Municipal Max Feffer aos fins de semana. A medida ainda envolve a comercialização de qualquer produto pelos vendedores autônomos com autorização provisória no parque, incluindo a lanchonete que opera lá dentro, e passa a valer a partir da próxima segunda-feira e segue até domingo.
Segundo a secretaria, a interrupção das atividades das feiras noturnas acontece com base nos relatos do Ministério da Saúde e das recomendações de outros órgãos públicos e tem o apoio dos demais setores da administração municipal. Principalmente porque elas têm um foco mais direcionado à alimentação e à interação social.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem acompanhando as feiras diurnas que acontecem nos bairros e na região central e constatou que já houve uma queda de 40% no movimento. Segundo o secretário André Loducca, o trabalho de conscientização com os feirantes já começou. "Alguns deles, por iniciativa própria, já interromperam as atividades. Estamos trabalhando com a categoria para o uso de proteção individual, como toucas, luvas e aventais, e para orientar sobre a etiqueta respiratória e sanitária, como cobrir os alimentos, cuidados ao manusear dinheiro, higiene das mãos, entre outras boas práticas", apontou.