Guararema e Mogi das Cruzes foram certificadas pelo governo do Estado como duas das cidades com as melhores gestões ambiental em todo o Estado e receberam o selo Verde e Azul. Enquanto Guararema aparece na 21ª colocação em todo o território paulista, com 90,70 pontos - melhor posição em toda a Grande São Paulo - Mogi surge na 54ª colocação, com 86,26 pontos. Os municípios na faixa de 80 a 100 pontos recebem o certificado e o Troféu Franco Montoro pela gestão, já cidades entre 79,9 e 60 pontos são consideradas 'qualificadas' por desenvolver projetos de políticas públicas que vão ao encontro do desenvolvimento sustentável. Na região, apenas Guararema e Mogi aparecem na lista das 154 cidades com melhor gestão ambiental.
"Há seis anos temos o orgulho ostentar o título de melhor gestão ambiental da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba. Este é um prêmio importante cujos resultados nós observamos no dia a dia e que também contamos com o apoio da população. Meus parabéns a toda equipe técnica da prefeitura e conselheiros do Meio Ambiente que trabalham no dia a dia para preservação do nosso meio ambiente. Essa dedicação e sinergia entre o poder público e a população pelo bem de nossa cidade é o nosso maior prêmio", disse o prefeito de Guararema, Adriano Leite (PL).
Já o prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB), afirmou que o prêmio é o resultado do comprometimento do poder público. "É uma conquista importante e que mostra o compromisso da administração municipal e da cidade com o meio ambiente. Em três anos de trabalho, esta é a segunda vez que asseguramos o Selo Verde Azul para Mogi das Cruzes. Criamos um grupo de trabalho atuante, integrado por todas as secretarias, e estamos cumprindo todas as diretrizes do programa, o que se reflete em qualidade de vida para a população. Nosso compromisso é equilibrar o progresso econômico com o respeito à natureza, e uma premiação como essa mostra que estamos no caminho certo", destacou.
"Nós temos o dever de fomentar políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços. É a oportunidade de inovar e disseminar ações entre as cidades", afirmou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido.
A lista ainda traz Suzano, na 188ª colocação com 48,39 pontos, Itaquaquecetuba, com 57,29 pontos, na 160ª colocação, Ferraz de Vasconcelos com 604ª posição com 6,44 pontos, Poá com 8,55 pontos na 492ª colocação. Fecham a lista regional Salesópolis, na 203ª colocação; Santa Isabel, na 301ª posição; Arujá, no 278º lugar e Biritiba Mirim ocupando a 438ª posição.