Apesar da notícia de que o provável funcionamento da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Itaquaquecetuba deveria ocorrer até o término de junho, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) não confirma tal data.
Em resposta ao questionamento da reportagem, a Pasta informou que o posicionamento é o mesmo das últimas demandas, de que ainda não há previsão oficial para funcionamento da unidade.
A informação de que o espaço poderia iniciar o atendimento até o final do semestre veio na última sexta-feira, durante uma reunião que teve como tema principal o atendimento às mulheres vítimas de violência. Participaram do evento integrantes das Câmaras Técnicas de Segurança e de Assistência Social e Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), além de delegados da região. As informações foram passadas pelo delegado seccional assistente de Mogi das Cruzes, Julio Vaz.
Os delegados discutiram com os representantes municipais algumas estratégias para otimizar e melhor atender as mulheres vítimas de violência. Uma das propostas é a presença de psicólogos nas delegacias, inclusive nas especializadas. "Como não há Delegacia da Mulher em todas as cidades e mesmo nas que têm o funcionamento não é 24 horas, está se buscando o atendimento diferenciado para as mulheres em todas as delegacias do Alto Tietê e a presença de psicólogos ajudará muito", disse o delegado Vaz.
Em outubro passado, a DDM de Itaquaquecetuba foi inaugurada na avenida Vereador João Barbosa de Moraes, 448, Vila Zeferina, mas ainda sem funcionamento. Na oportunidade, o delegado seccional de Mogi das Cruzes, Jair Barbosa Ortiz, realizou uma vistoria no espaço, de acordo com informações da administração municipal.
O local foi escolhido por estar próximo à diversos órgãos públicos, como o Conselho Tutelar, a prefeitura e a Defensoria Pública. As atividades atuarão no atendimento à mulheres, vítimas de violência, por meio de encaminhamentos, orientações e campanhas. Também incentivará ao empoderamento feminino com palestras e cursos gratuitos.