Os centros de Detenção Provisórias (CDPs) de Mogi das Cruzes e Suzano passam a contar com novas regras de visitação a partir de hoje. As restrições anunciadas ontem pelo secretário Nivaldo Cesar Restivo, da Secretária de Administração Penitenciária (SAP), impedem visitas por menores de idade, de idosos acima de 60 anos ou de pessoa que se enquadre nos demais casos do grupo de risco definido pelos órgãos de Saúde. Além disso, cada preso poderá receber apenas um visitante por fim de semana.
De acordo com a SAP, em casos como esse, o interesse coletivo prevalece e a medida busca a proteção de todos. "O cenário está em permanente avaliação para o direcionamento de ações visando o enfrentamento do problema. Todas as medidas amplamente divulgadas pelo governo do Estado de São Paulo, como lavar as mãos com frequência, já estão sendo adotadas nas unidades prisionais do Estado".
Anteontem, o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, havia informado que o sistema penitenciário paulista não possuía nenhum caso suspeito ou confirmado. Ontem, o secretário responsável pela SAP, atualizou a situação, mantendo o descarte para casos suspeitos e confirmados, mas ressaltando que alguns internos que apresentam quadros gripais estão em isolamento até que exames sejam realizados.
O governador João Doria (PSDB) havia afirmado anteontem que medidas preventivas drásticas não serão tomadas, ao menos neste primeiro momento de contágio, o que significaria que as duas cadeias do Alto Tietê continuariam com o sistema de visitas normalmente e sem dispensa de presos, como feito em outros países, situação esta que se alterou ontem.
Há a preocupação, em nível nacional, do contágio em massa da população carcerária, bem como dos profissionais que atuam na área. O meio que o vírus seria transmitido seria pelas visitas aos internos e, assim, consequentemente, ao presos.
Visitas suspensas
A SAP ainda informou que nos presídios onde houve atos de insubordinação na última segunda (16), as visitas estão suspensas para a reorganização interna das unidades. São eles Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária I de Mirandópolis.