O quadro de pandemia causado pelo novo coronavírus (Covid-19), instalado em todas as regiões do país, tem gerado prejuízos a diversos setores, um deles é o da agricultura. Em Mogi das Cruzes, onde existem 41 suspeitas da doença, os proprietários de hortifrutis já notaram a diminuição de 30% a 50% das vendas em apenas uma semana. Diante deste cenário, uma reunião acontecerá hoje na Câmara Técnica de Frutas, Flores, Fungos e Hortaliças do Estado de São Paulo para apontar caminhos do abastecimento de alimentos frescos.
A explicação da baixa dos produtos nos estabelecimentos está ligada à impossibilidade de armazenar frutas e verduras, já que são alimentos que estragam com facilidade e não podem ser congelados. Com isso, soma-se a recomendação de evitar lugares com aglomeração, o que justifica a baixa procura dos consumidores.
A situação do setor agrícola foi confirmada pelo secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, que sugeriu a especialização de vendas pela internet como uma das soluções que poderiam ser tomadas pelos comerciantes. "Uma alternativa é o serviço e-commerce, mas ainda é uma iniciativa muito embrionária e nosso comércio ainda não se utiliza dessa ferramenta com frequência".
A queda na agricultura atingiu nesta semana todos os hortifrútis, dentre os quais, o de Carlos Antônio dos Santos, localizado no Mercado Municipal de Mogi. "Só nesta semana eu já observei uma diminuição de 50% das vendas, fora toda a mercadoria que precisamos descartar porque não podem ser estocadas. A situação está muito complicada, já pensamos em fechar o comércio temporariamente até a crise na saúde passar", lamentou.
O gerente Roberto Toda também afirmou ontem que encontrou dificuldades com as vendas mais recentes, contabilizando uma queda de aproximadamente 30% do fornecimento aos clientes. "Apesar disto, nós mantemos as compras no Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa) porque todas as mercadorias precisam estar frescas para o consumo. Esperamos que a situação melhore logo para que não tenhamos mais prejuízos", acrescentou.
*Texto supervisionado pelo editor.