Visando enfrentar a crise causada pelo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Arujá decidiu prorrogar o pagamento das parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com vencimento nos próximos três meses. Dessa forma, os arujaenses terão até 180 dias para quitar os boletos que vencem em abril, maio e junho. As dívidas foram prorrogadas, respectivamente, para outubro, novembro e dezembro de 2020, sem a cobrança de multas e juros. Esse dispositivo da administração municipal consta no decreto nº 7.341.
Na decisão, o prefeito José Luiz Monteiro (MDB) também suspendeu a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) da Construção. Ainda de acordo com o ato oficial, o ISS Fixo poderá ser pago sem cobrança de multas e juros até 15 de dezembro. A mesma medida se aplica à Taxa de Localização Para Funcionamento e à Taxa de Ocupação de Solo.
Zona Azul
Outra medida tomada pela prefeitura foi a suspensão por tempo indeterminado a cobrança do estacionamento rotativo (Zona Azul) na cidade. A prefeitura também prorrogou e renovou os prazos de validade de autorizações para estacionamento na Zona Azul para idosos e pessoas com deficiência.
Além disso, ficaram prorrogados e renovados os prazos de validade para a apresentação de recursos de multas no âmbito do município de Arujá.