O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se movimenta para padronizar a situação das redes municipais de Educação devido ao exponencial avanço do coronavírus na região e no Estado de São Paulo. O grupo, convocado pelo presidente do Condemat e prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), se reúne amanhã para discutir a possibilidade de suspensão das aulas na rede pública municipal, assim como ocorre no Estado de São Paulo, o qual o governador João Doria (PSDB) anunciou na última sexta-feira a suspensão gradual das aulas nas escolas públicas e particulares por tempo indeterminado.
Parte das prefeituras e órgãos públicos do Alto Tietê suspenderam ou cancelaram programações devido à doença. As mudanças começam hoje e algumas permanecerão por tempo indeterminado.
A região recebeu ao menos mais 14 notificações de suspeitas nas últimas 24 horas, sendo 12 referentes a Mogi das Cruzes e duas em Arujá, ou seja, o Alto Tietê possui 46 casos que aguardam os resultados dos exames. Um caso em Poá foi descartado ontem.
Em Suzano, onde não foi atualizado os dados no final de semana, permanecendo com seis casos suspeitos da doença, a administração municipal cancelou a realização de eventos festivos que estavam programados para comemoração do aniversário de 71 anos de emancipação político-administrativo do município. Estavam previstos shows e diversas atrações culturais no Parque Municipal Max Feffer.
A prova do concurso público da Câmara Municipal que aconteceria hoje também foi cancelada. Ao todo, 5.807 concorrentes estão inscritos.
Na vizinha Mogi, - que já registra 21 casos suspeitos da doença (aumento de 133,3% nos últimos três dias) - universidades e faculdades suspenderam suas aulas por tempo indeterminado. A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) informou seus alunos que a suspensão das atividades acadêmicas é por tempo indeterminado nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu. A Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) mogiana também anunciou a suspensão das aulas.
Apesar de não existirem casos confirmados de coronavírus em Arujá, a prefeitura anunciou que um decreto deve ser elaborado amanhã para normatizar as ações que serão tomadas, seguindo as orientações já divulgadas pelo governo estadual. A cidade possuí três casos suspeitos, atualmente.
Já a prefeitura de Poá, recebeu a notificação de descarte de um caso suspeito, retornando aos quatro casos. Mesmo assim, cancelou eventos programados, inclusive a agenda festiva em comemoração ao aniversário de 71 anos da cidade.