O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu ontem o atendimento presencial ao eleitor nos cartórios e postos de atendimento localizados no Poupatempo, bem como o agendamento pelo site. A suspensão é válida até 31 de março.
De acordo com a Secretaria Geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o momento, o cronograma eleitoral está sendo cumprido e o calendário eleitoral não sofreu alterações.
Trata-se de medida preventiva à segurança e saúde de servidores e eleitores, decisão necessária e em linha com orientações da Organização Mundial de Saúde e autoridades sanitárias brasileiras, e tem como objetivo minimizar os riscos de transmissão do coronavírus (Covid-19).
Os eleitores que, em casos excepcionais, necessitarem de atendimento devem fazer contato por telefone com o seu cartório eleitoral para esclarecimentos e eventual agendamento. Certidões de quitação eleitoral e outros serviços podem ser acessados através do site do TRE-SP.
Eleitores já agendados devem reagendar o atendimento para data posterior, após normalização do atendimento A Secretaria do Tribunal e os cartórios eleitorais funcionarão com força de trabalho e horário reduzidos, das 12 às 16 horas.
"O Tribunal recomenda a todos os eleitores com suspeita de sintomas associados à doença, àqueles que tenham tido contato com doentes ou, ainda, que tenham voltado do exterior, que procurem os cartórios eleitorais apenas após 14 dias destes eventos, como medida de cautela", completou em nota.
As medidas estabelecidas poderão ser prorrogadas ou revistas de acordo com as circunstâncias presentes. (F.A.)