Todos os anos, o cidadão tem um compromisso com a Receita Federal: apresentar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Neste ano, o prazo vai até às 23h59 do dia 30 de abril. Mas o que muito contribuinte não sabe é que ele pode direcionar parte do IR para os fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Neste caso, o contribuinte pode beneficiar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes, que está devidamente cadastrada e formalizada nos fundos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que é quem irá receber a doação.
Para conscientizar a população sobre a importância da doação e como ela deve ser feita, a entidade está lançando a campanha Doe o seu Imposto de Renda. "A Apae de Mogi está autorizada a receber recursos vindos do IR Pessoa Física, como doação para projetos sociais. As doações poderão ser deduzidas até o porcentual de 3% sobre o imposto devido apurado na declaração", disse o diretor financeiro da Apae de Mogi, Jorge Yutaka Horita.
O primeiro passo é baixar o programa da Receita Federal (http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020). Também é possível fazer a declaração em celulares e tablets por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O contribuinte pode preencher e enviar a declaração por conta própria ou, se tiver dificuldade, ele pode contratar o serviço de um contador.
É obrigado declarar quem teve rendimentos tributáveis (como salário) que, somados, passaram de R$ 28.559,70 em 2019. Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte (como de poupança) de mais de R$ 40 mil também precisa enviar. O telefone para outras informações é: (11) 4728-4994.