Na semana em que se completa um ano desde que dois criminosos entraram na Escola Estadual Professor Raul Brasil e fizeram sete vítimas, o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, esteve ontem na  unidade para apresentar as reformas que, desde outubro passado, estão sendo realizadas. O titular da Pasta aproveitou a oportunidade e anunciou a volta dos alunos para o local no próximo mês.
Com 90% da obra executada, já é possível ver os dois novos prédios que foram construídos, a reforma em todas as salas de aula, da quadra esportiva e principalmente a alteração da portaria da escola, que deixará de ser pela rua Otávio Miguel da Silva e será na rua José Garcia de Souza. A nova estrutura contará com dois blocos, divididos entre pedagógico - as salas de aula -, e outro para a direção, com sala dos professores, da diretoria, entre outras.
"Hoje nós (Secretaria de Estado da Educação) temos a participação da PM, auxiliando para combater alguns casos; já combatemos inúmeros casos deste tipo e vamos apresentar um relatório no final do mês de março em relação ao que já foi feito", informou o secretário Soares. Já em relação à elaboração de um novo regimento escolar, o chefe da Pasta estadual repassou a responsabilidade do controle dos alunos a cada unidade de ensino, afirmando que a orientação às escolas é para manter o portão de acesso fechado durante o período das aulas. "Hoje cada uma das escolas tem seu regimento, na discussão com os próprios pais e equipes", respondeu Soares, quando questionado sobre as constantes reclamações dos pais sobre o livre acesso de pessoas nas escolas.
Para isso, os estudantes terão uma entrada exclusiva para acessar as dependências da unidade, onde o fluxo de visitantes ou outros alunos fora do período de aulas não será permitido, visto que haverá uma entrada paralela que dará acesso apenas à secretaria da unidade de ensino e à administração. A medida, assim como a distribuição interna e maior área de convivência da escola Raul Brasil, servirá como modelo para futuras unidades e para as escolas que passam por reformas, segundo o secretário.
Para finalizar, o muralista Eduardo Kobra vai fazer uma pintura em uma parede da escola e fará também a curadoria para os alunos que pintarão o muro externo da unidade. Apesar da afirmação do Estado, a equipe de Kobra não confirma que os alunos trabalharão no muro.
Procura
O número de alunos matriculados na unidade de ensino aumentou neste ano em relação ao ano passado em 10,5%. De acordo com o secretário Soares, antes do episódio, haviam 970 estudantes na escola, ao passo que neste ano, serão 1.072 estudantes, inclusive com fila de espera.