Alunos de escolas municipais de Mogi das Cruzes apresentarão os patrimônios materiais e imateriais na coleção "A Cidade da Gente", projeto que já publicou livros sobre 12 cidades de quatro regiões brasileiras.
Cada um deles conta a história de um município brasileiro, sendo que o roteiro surge a partir da interação entre professores e alunos da rede municipal de ensino. Eles são incentivados a escrever sobre os patrimônios de suas cidades e tornam-se guias do escritor na cidade. Assim, viram protagonistas de suas próprias histórias quando o livro toma forma.
"O projeto investe em uma via de mão dupla, com a pesquisa, a leitura e a escrita ajudando as crianças a valorizar seus locais de origem e, ao mesmo tempo, aproveitando esse vínculo geográfico para estimular tais atividades", considerou José Santos, escritor infantil e coordenador do projeto juntamente com a também escritora Selma Maria.
Os livros da coleção se tornam importantes referências locais de conhecimento e têm sua tiragem distribuída gratuitamente para as escolas da rede pública da cidade, para que sejam utilizados pelas turmas ano a ano.
Os coordenadores da iniciativa afirmam que o projeto tem como principal objetivo apoiar a perpetuação e a disseminação da história das cidades abordadas, ampliando, o sentimento de pertencimento à cidade.