Em comemoração aos 60 anos da implantação da unidade fabril no distrito de Braz Cubas, a Valtra do Brasil realizou na manhã de ontem um evento em homenagem a longevidade da marca na cidade. Na celebração, diretores da empresa no Brasil e no mundo estiveram presentes, além de colaboradores e convidados, como ex-funcionários e clientes de seus produtos.
Durante a ocasião, foram homenageados pessoas que fizeram parte da história da planta mogiana ao longo dos 60 anos de atividades. A fábrica, chegou à cidade em 1960, ainda com a marca Valmet, onde hoje se consolida como uma das maiores fabricantes de equipamentos agrícolas do mundo.
Em discurso, o presidente global da AGCO, Erick Hansotia, destacou a importância da fábrica em relação ao grupo. Segundo Hansotia, o grupo possui 22 mil funcionários, divididos em 150 países. "Temos uma ótima expectativa em relação ao futuro da unidade", adiantou.
O evento também foi marcado pelo lançamento de um novo modelo da gama de tratores da marca. O BH- Hitech, edição comemorativa de 60 anos da Valtra no Brasil será uma série limitada de 60 unidades e será vendido por meio de leilão, no qual o valor arrecadado será revertido para instituições de caridade de Mogi das Cruzes. Apenas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes receberá 50% desse valor.
Durante coletiva após o evento, o diretor de operações da fábrica, Ricardo Huhtala, destacou o balanço das operações da planta." Chegamos neste ano na marca de meio milhão de tratores produzidos aqui. O grupo AGCO faz investimentos constantes na planta, que nos permitem estar sempre atualizados nas questões de novas tecnologias", explicou.
Concorrência
Sobre a possível instalação de uma unidade fabril da empresa Mahindra na cidade, o diretor-operacional da unidade mogiana da Valtra, Ricardo Huhtala, não vê a chegada da grupo indiano como uma nova concorrência para a AGCO no Brasil." A instalação de uma nova empresa agrícola por aqui seria mais algo benéfico para cidade do que uma disputa de mercado conosco, até porque a Mahindra possui uma participação em um seguimento diferenciado do nosso", conclui.
*Texto supervisionado pelo editor.