O projeto de pesquisa "Abelhas Nativas: a busca pela sustentabilidade das comunidades agrícolas" da Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faep), em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), foi contemplado no edital de Furnas Social 2019.
O apoio financeiro de Furnas permitirá a compra de equipamentos de laboratório e informática. Vale ressaltar que o edital recebeu inscrições de todo o Brasil. Segundo a pesquisadora e coordenadora do projeto, professora e doutora, Maria Santina, o fato de serem contemplados, diante da quantidade de entidades que buscou esses recursos, demonstra a qualidade técnica do trabalho desenvolvido na Fundação e na UMC.
"Ocupamos um papel de protagonistas na região do Alto Tietê, esse projeto demonstra apenas uma das linhas de pesquisa da Fundação, que desenvolvemos os laboratórios e no campo, com a participação fundamental da infraestrutura da pós-graduação em Políticas Públicas e do curso de graduação em Biologia da UMC", informou a professora.
Pesquisas
A relevância do assunto é pauta de discussão entre a comunidade científica. De acordo com os dados da ONU, mais de 500 milhões de pessoas estão em situação de desnutrição no planeta, o que é uma situação de extrema vulnerabilidade. Por isto, programas e políticas que visem aumentar a produtividade e renda dos pequenos agricultores são fundamentais atualmente.
Assim, o projeto da FAEP, por meio da UMC, visa trabalhar com pequenos terrenos do Alto Tietê, analisando a paisagem das áreas de mata no entorno da propriedade e identificando as plantas e as abelhas nativas para propor formas de facilitar o manejo por parte do agricultor.