Ao longo de todo o mês de janeiro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes fechou 2.472 buracos em todo o município, uma média de 94 reparos por dia. Segundo informações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, os trabalhos foram realizados por meio da Operação Tapa-Buraco, que atua com manutenção diária de reparação dos buracos nas vias municipais.
Em períodos de chuvas mais fortes, como os que estão ocorrendo atualmente na região, o volume de reparos praticamente dobra. De acordo com a Pasta, em momentos como este, os serviços de recapeamento ganham um reforço e um foco nas áreas mais atingidas.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira, explicou que nessa época do ano, em função das chuvas, é natural que a demanda para a reparação dos buracos que aparecem sofra um aumento, pois, segundo ele, a água gera um desgaste na capa asfáltica. "Os pedidos de manutenção chegam em maior volume, mas é fundamental destacar que as equipes seguem atuando diariamente, atendendo ouvidorias, demandas da população e problemas que as próprias equipes detectam pela cidade, dentro do menor tempo possível", disse.
No domingo passado, o Grupo Mogi News publicou uma reportagem com um levantamento sobre alguns pontos esburacados nas cinco principais cidades do Alto Tietê, provocados pelas fortes chuvas registradas nas três primeiras semanas do ano. Em Mogi, foram apontados três locais, um na rua Caetano de Campos, localizada no bairro do Mogi Moderno; um na rua São Luís, na Vila Natal; e outro na rua Maria Isabel, no Alto do Ipiranga.
Sobre os três pontos apontados pela reportagem, a Secretaria de Serviços Urbanos informou que já incluiu os endereços no cronograma de serviços e vai enviar equipes para executar os reparos dentro dos próximos dias.
O Executivo mogiano também ressaltou que, desde o início de dezembro do ano passado, está em vigor a Operação Verão, que se dedica a atender em caráter prioritário demandas ocasionadas pelas chuvas. Os reparos de asfalto e de outros serviços executados fazem parte dessa operação.
* Texto supervisionado pelo editor.