A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) atualizou ontem as informações da Pesquisa de Investimentos Anunciadas (Piesp) e relevou novos empreendimentos a serem desenvolvidos em Mogi das Cruzes. Para Suzano, cidade que também configurava nos últimos relatórios da instituição, não houve alterações.
A atualização incluiu os três investimentos, de forma individual, realizados pela rede de supermercados Shibata, na Vila Industrial, onde serão construídos a central administrativa da empresa, a nova loja do grupo e o novo centro comercial. Os investimentos para estes três empreendimentos não foram divulgados pela empresa que, por decisão familiar, mantém essa política interna desde o começo do grupo.
De acordo com o gerente de marketing do Shibata, Sérgio Batistella, as três unidades juntas resultaram num melhor atendimento para os mogianos e na melhor gestão dos negócios do grupo. "O centro administrativo vai ser benéfico pois vai reunir toda a parte administrativa da empresa em um só lugar, que hoje está espalhada", confirmou o gerente.
No último levantamento, em janeiro deste ano, dos 426 investimentos anunciados entre 2018 e 2019 na Região Metropolitana de São Paulo, 12 estão em Mogi das Cruzes, com altas cifras. O que se sabe é que, dentre os divulgados, o maior foi o aporte de R$ 35 milhões para a instalação do sistema para indústria 4.0 e expansão da empresa de aquecedores feito pela Rinnai, no segundo trimestre do ano passado.
Outro investimento anteriormente foi do grupo sueco Diaverum, que assumiu o Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes e realizou a ampliação da clínica de atendimento nos equipamentos de diálise. O grupo, inclusive, realizou investimentos semelhantes em Suzano, nos mesmo moldes e também sem revelar as cifras.