O projeto executivo do Terminal Sul de Suzano está concluído e o governo do Estado já está solicitando a emissão das licenças ambientais para iniciar as obras. As informações foram divulgadas pelo secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em documento enviado ao deputado estadual Estevam Galvão (DEM).
Concluído, o terminal realizará importante papel de interligar a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais. No total, atenderá 14 linhas metropolitanas e seis municipais.
A luta pela construção do Terminal Sul teve início em 2015, quando Estevam solicitou à EMTU estudos para realização do projeto. Atualmente Suzano conta apenas com o Terminal Norte, atendendo parte da população local. "Com o novo terminal, teremos uma área adequada para o embarque e desembarque de usuários das linhas de ônibus municipais e intermunicipais, em um espaço de 5,2 mil metros quadrados", adiantou.
Entre as ações está a duplicação de trecho da rua Prudente de Moraes e revitalização de todo o entorno. "Serão 17.698 metros quadrados de intervenção, incluindo áreas a serem desapropriadas (em torno de 3.197 metros quadrados) e áreas cedidas pela prefeitura e CPTM", informou Baldy em relatório enviado ao parlamentar.
Ainda de acordo com o secretário, o Terminal Sul contará com 3.433 metros quadrados de construção, com coberturas metálicas, sistema de iluminação, plataformas elevadas, pisos táteis e direcionais, bancos, lixeiras, comunicação visual e tratamento paisagístico do entorno. A área de travessia de pedestres também contará com cobertura.
O valor calculado das obras é de R$ 12,9 milhões e o prazo estimado de execução é de 12 meses. Já as desapropriações custarão em torno de R$ 6,4 milhões. Toda a obra será custeada pelo governo do Estado.
"Está em andamento o processo interno que visa a contratação de empresa técnica especializada para a elaboração dos estudos ambientais, necessário para o licenciamento ambiental da obra", finalizou o documento.
A expectativa é que cerca de 100 mil passageiros sejam beneficiados com a obra. "A cidade possui apenas o Terminal Norte, mas quem mora na região central e utiliza ônibus na área da rua Prudente de Moraes não tem nenhuma estrutura, como área de embarque e desembarque, segurança e cobertura adequada. A obra é urgente e necessária", defendeu Estevam.