A primeira sessão ordinária na Câmara Municipal foi marcada pela presença do prefeito Marcus Melo (PSDB) que reafirmou o compromisso com a cidade e com os parlamentares, ciente das dificuldades a serem superadas neste ano eleitoral. Com o plenário cheio, o prefeito Melo apresentou um balanço das atividades desenvolvidas no ano passado e as ações que devem ser tomadas para 2020.
"Nosso objetivo é o mesmo, trabalhar para que a população mogiana tenha cada vez mais qualidade de vida e serviços públicos mais eficientes. Nosso relatório de atividades mostra muitos avanços, em diversas áreas, com contribuições de todas as secretarias municipais. E vamos continuar avançando em 2020, contando para isso com a atuação conjunta entre prefeitura e câmara, sempre com o objetivo comum de trabalhar pelo progresso e o bem-estar dos mogianos", afirmou Melo, ao lado do vice-prefeito, Juliano Abe (MDB) e de secretários municipais.
Entre as principais conquistas de 2019, o prefeito mencionou a inauguração da Avenida das Orquídeas, a entrega de três novas creches com o dobro da capacidade do modelo anterior, um total de 3,5 milhões de atendimentos na área da Saúde, reforço na segurança com a contratação de 80 novos guardas e aquisição de 29 viaturas, além de instalação de iluminação em LED nas principais entradas da cidade. Além disso, o prefeito também ressaltou os progressos em saneamento básico.
Entre os projetos futuros, Melo adiantou que será realizada na próxima segunda-feira, às 8 horas, a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-I), serviço destinado ao acompanhamento de crianças e adolescentes comprometidos psiquicamente, incluindo portadores de autismo, psicoses e neuroses graves.
Após o pronunciamento do prefeito, os líderes de partido na câmara tiveram a oportunidade de discursar. O vereador oposicionista Iduigues Ferreira Martins (PT) reafirmou a busca por melhorias para os mogianos, independentemente de posições partidárias, e informou que a campanha de seu colega de sigla no Legislativo, Rodrigo Valverde, pré-candidato a prefeito, será leal e não atrapalhará o crescimento da cidade. "Tenha certeza que sabemos e saberemos separar a disputa eleitoral do bem da nossa cidade. Continuaremos a lutar pela cidade", ressaltou.
Caso de polícia
Em entrevista coletiva após o momento do prefeito no plenário da câmara, Melo ressaltou que irá fortalecer o combate às notícias falsas com os mecanismos necessários e que espera de seus oponentes lealdade durante a campanha. "Tem muito administrador de grupo de WhatsApp que vai se colocar como administrador de Mogi. Fake news tem sido tratada como crime e vamos tratar não só pela prefeitura mas também pela polícia em alguns casos", afirmou.