A Prefeitura de Mogi das Cruzes continua em estado de alerta com relação ao nível do rio Tietê. Na última medição, na manhã de ontem, o nível do rio era de 3,4 metros, segundo o ponto de medição do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), localizado na Ponte Grande. O limite de transbordamento do rio é de 3,6 metros.
A prefeitura também informou que mantém contato constante com o DAEE sobre a situação dos rios e represas da cidade. O DAEE, inclusive, faz parte da Operação Verão no município, que é coordenada pela Defesa Civil, com prioridade o monitoramento das chuvas, cursos d'água e o atendimento a problemas causados pelas chuvas.
O Condemat também acompanha a situação sobre as comportas da Barragem da Penha e mantém o alerta nas cidades da região. "A melhora do tempo nesta quarta-feira e quinta-feira foi fundamental para a situação não se agravar no Alto Tietê", afirmou em nota.
Já o vereador Diego de Amorim Martins (MDB), Diegão, irá propor à prefeitura que instale ecobarreiras nos principais rios e córregos de Mogi, com o objetivo de diminuir a quantidade de lixos jogados nos locais, sem atrapalhar o fluxo da água e os peixes. (V.G.)