A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes apresentou ontem, na Câmara Municipal, as ações referentes ao terceiro quadrimestre de 2019, quando foram aplicados 25,46% das receitas resultantes de impostos, índice superior ao índice constitucional de 25%, o que representa um acréscimo de cerca de R$ 3 milhões. A Pasta atendeu 47.032 alunos em 206 unidades escolares, sendo 23.770 em período integral.
"Alcançamos a 11ª posição em Educação no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pelo Instituto MacroPlan e publicado na Revista Exame de fevereiro. Resultado do investimento que tem sido feito na ampliação do atendimento à educação infantil e o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. Mogi das Cruzes subiu seis posições em relação ao levantamento de 2017, superando 89 dos maiores municípios brasileiros.
A apresentação destacou a entrega das três creches sustentáveis em 2019, sendo duas em Jundiapeba e uma no Mogi Moderno e a inauguração do Cempre Professor Sérgio Moretti, em Jundiapeba, neste ano. Outras 12 unidades estão em obras nos bairros de Jundiapeba (4 creches), Jardim Universo, Socorro, Vila Natal, Vila São Sebastião/Jardim Santos Dumont, Vila Moraes, Botujuru/Vila São Paulo, Vila Estação, Jardim Aeroporto III. Unidades escolares também receberam manutenção e pintura.
Na audiência também foram apresentadas as ações de formações dos educadores da rede municipal e projetos importantes, como o Anjos da Guarda, realizado em parceria com a Secretaria de Segurança por meio da Guarda Municipal e o MIGO, game educacional desenvolvido por técnicos da Secretaria de Educação para a aprendizagem de inglês a partir dos três anos. O mascote do game tem visitado escolas e creches da rede municipal.
No segmento de qualificação profissional básica, o Crescer ofereceu, em 2019, 24.130 vagas. A Escola de Empreendedorismo e Inovação também avançou na oferta de cursos. Foram apresentados ainda os atendimentos realizados pelo Departamento de Orientação e Promoção/ Pró-Escolar e as ações realizadas pelo Departamento de Alimentação Escolar. Em 2019, foram servidas na rede municipal de ensino 38.721.897 refeições.
A audiência foi presidida pelo presidente da Comissão de Educação, o vereador José Francimário Vieira de Macedo. Participaram os membros da comissão Marcos Furlan e Mauro de Assis Margarido, além do vereador Jean Lopes.