As consultas de clínica médica serão retomadas no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes nesta terça-feira. Mensalmente, serão disponibilizadas 1.628 vagas na unidade hospitalar, que, somadas a outras iniciativas anunciadas no Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, irão ampliar em 37% a oferta de vagas em toda a Rede Básica, passando das atuais 18 mil para 24,7 mil consultas por mês.
Além do Hospital Municipal, novas vagas de clínica médica serão ofertadas em mais sete lugares: Unica -
Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, e também nas Unidades de Saúde do Jardim Universo, Jundiapeba, Quatinga, Jardim Planalto, Jardim Aeroporto II e Jardim Piatã. "Vamos ampliar em 33% o número de equipes de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, passando de 15 para 20", informou o prefeito Marcus Melo.
Essa ampliação atende à adequação da Atenção Básica exigida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que terá a Estratégia Saúde da Família (ESF) como base de cálculo para os repasses aos municípios. "Vamos ampliar o atendimento à população que reside na zona rural e bairros de divisa", explica a secretária de Saúde Rosângela Cunha.