Passageiros que utilizam os ônibus municipais de Mogi das Cruzes, por meio do passe escolar, reclamam da demora do tempo de renovação ou confecção de novos cartões para o transporte por parte da empresa gestora do sistema de bilhetagem eletrônica, a Mogi Passes. Para os usuários, o método mais "moderno" adotado agora, aumentou a burocracia.  
Antes, o processo de atualização dos cartões escolares era feito por meio de uma ficha preenchida e encaminhada à instituição de ensino. Hoje, o sistema mudou. O aluno deve acessar o site da empresa para preencher a ficha online. O problema, segundo alguns usuários, é que a aprovação do cadastro pode demorar em torno de quatro dias úteis. Outros, vem tentando regularizar o cartão, mas até agora não conseguiram. 
A dona de casa, Paula Angélica Lourenço, 37 anos, está tentando o recadastro do cartão escolar há cerca de duas semanas, porém, sem sucesso. "O modo que era feito o processo de renovação antigamente era mais fácil do que o atual. Esse sistema se tornou muito burocrático", reclamou. Paula também questiona o atendimento nos postos de recarga dos cartões. "As filas extensas atrapalham a vida dos usuários que precisam de atendimento", completou.
O estudante Sérgio Henrique Augusto, 18, também tem dificuldade para regularizar a situação. "O processo de cadastro do passe online é bem burocrático. O sistema sempre alega que a documentação enviada pelo usuário está incorreta, aumentando o prazo de liberação do cartão".
Justificativa
Questionada sobre as reclamações dos passageiros, a Mogi Passes, por meio de nota, informou que o processo de renovação do passe escolar teve início no dia primeiro de janeiro deste ano e que a informação foi amplamente divulgada nos meios de mídia. A empresa disse ainda que ao aplicativo utilizado para os cadastros dos estudantes passou por atualização, em que o usuário foi alertado.
Ainda sobre o App, a Mogi Passes recomenda aos passageiros que se atentem às informações relacionadas à documentação exigida para a renovação do cartão escolar, para que não haja erro no envio do cadastro.
*Texto supervisionado pelo editor.